Tema 23 - Espaço de interação e elaboração do Grupo 2.


Ola!

Muito bom Grupo.

Percebe-se que seguiram a temática do texto. E também fizeram considerações próprias e criativas.

Creio que houve um pouco de atenção quanto a formatação exigida para o trabalho. Apenas um cumpriu, respeitando o tamanho, modelo e espaçamento indicado. Mas faltou a formatação final. Que deveria ser feita pelo líder do grupo.. Mas acreditando sempre, no próximo estaremos melhor!!!

Atenciosamente

Elson Borges



Ao tratar a construção do conhecimento Pedro Demo afirma ser importante “Saber Pensar”, transcorre sobre o fato de questionar e permitir que os questionados também questionem. Enfatiza a solução de problemas concretos que fazem parte da realidade do educando e a complexidade que essa abordagem traz, a necessidades de conviver com os problemas de modo a debater soluções.

No tocante a prática educativa é debatida a realização da autocrítica por parte do educador, o exercício da argumentação a construção do conhecimento e o comprometimento com a autoria. Destaque para a profundidade no conhecimento da teoria, pois somente dessa forma é possível escrever bem. Apresenta a pesquisa como uma ótima ferramenta de formação tanto para o aluno como para o professor, onde a prática de estudar deve ser uma rotina para que de fato ocorra a formação do indivíduo de forma ampla e consistente.

Extensão Taboco

Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo

O autor Pedro Demo apresenta a atual situação do sistema de ensino brasileiro apresentando as falhas e conceituando os artifícios a serem utilizados na construção do conhecimento, como estudar, como aprender e como ensinar.

Ele aborda a importância da pesquisa, elaboração, argumentação, dar sentido ao que se cria sem pretender ser o dono da verdade, questionar e ser questionado. A pesquisa, a elaboração a criação levam com que se tenha convicção do que esta sendo apresentado ou escrevendo, e assim se reconstrói o conhecimento.

Demo fala que sempre estamos preocupados com o estudo do aluno, no entanto essa preocupação tem que ser direcionada para os professores também, pois a estranheza, com o estudo, dos alunos é decorrência da mesma estranheza do professor, sendo a pesquisa item fundamental para o aprendizado tanto docente como discente, se quisermos alunos que estudem bem precisamos inventar professores que estudem bem também.

As principais características e como é relaizada a pesquisa no contexto da escola,a pesquisa e muito importante como principio educativo, formativo. Pesquisar sempre envolve procedimento e criatividade, então produzir conhecimento necessita muita leitura e atenção.. Pesquisar é formalizar objetos de estudo, porque nossa mente entende o que ordena, padroniza.

Sugestões de ações imediatas para implantar ou programar a prática da pesquisa

Como princípio educativo e formativo

Existem alguns critérios formais para se construir uma boa pesquisa: coerência, consistência, sistematicidade, originalidade, objetivação, discutibilidade,tambem e fundamental saber convencer com a força dos argumentos sem o objetivo de se tornar o dono da verdade, mas sim a ponto de debater tantas vezes quanto for necessário.

Luzia Bento Soares

E.E Zumbi dos Palmares.

E.E. JOSÉ ALVES QUITO

Progetec: Geovani Vilela

Para Demo, o saber pensar, traz unidade de contrário, porque nem tudo aquilo que buscamos pode ter lógica ou ser formais, mas a mente segue uma linearidade de pensamentos. O discurso precisa ter fundamentos e apoiar na lógica pra ter sentido. Ainda ele acredita que saber pensar, questionar até mesmo o que pensa, mas aquele que não pensar, se cala e acredita no que pensa, portanto , precisamos questionar os nossos próprios pensamentos .

Segundo Demo, a democracia exige de nós argumentos para serem utilizados ao nosso favor, com isso saber pensar é argumentar (questionar). Saber é preciso, mas é necessário ter procedimentos metodológicos científicos . já saber elaborar , precisar ser desenvolvido de tal forma que gerar autoria tornando assim ideias de outras pessoas como nossas .

A pesquisa precisa ser direcionada e fundamentada para que possa ampliar os conhecimentos de nossos alunos.

Na escola José Alves Quito, nós praticamos a pesquisa em diversas áreas de conhecimentos, utilizando a internet como principal fonte de conhecimentos dos nossos alunos, também existe professores que fazem pesquisa de campo, interagindo com a sociedade.


A maioria das escolas brasileiras se preocupa com o saber dos educandos, buscando soluções das mais diversas formas, fica evidente que a forma abstrata de aprendizagens não se aproxima do cotidiano do aluno tornando se insignificante “distante”, por isso não propicia uma aprendizagem significativa. O grande desafio é trabalhar no concreto com saber cientifico dentro da realidade do educando, criando situação de motivação sendo um fator fundamental da aprendizagem, sem motivação não há aprendizagem.

As novas tecnologias se torna mais atrativa aos educandos por trazer Som, imagem, texto, animação permitindo uma aprendizagem de qualidade!

Ainda de acordo com Demo você tem que ser autor – é uma tecnologia maravilhosa porque puxa a autoria.

Neste contexto pressupõe um ambiente adequado de aprendizagem supondo atividades participativas nas quais o aprendiz se encontra envolvido e motivado, podendo ser destacado a pesquisa e elaboração individual e coletiva exercendo a autoria do conhecimento reconstruído, potencializando assim a autonomia humana. A escola Jose Serafim Ribeiro busca por meios de projetos desenvolver a capacidade de responder questionamentos, despertar autoria ao criar novas soluções.

Na metodologia de pesquisa mediante ao projeto deve se ressaltar que um pode ser aliado de outro, por exemplo,em um projeto leitura onde professor realiza a leitura com os alunos de forma prazerosa podendo utilizar este momento em outro projeto como gêneros textuais onde há a produção de texto de autorias que são publicados no jornal da escola.

Escola José Serafim Ribeiro

Progetec Ronan Ivo de Souza




Muito bom Grupo.
Att

Elson